Abertura da Semana do Rock – Orquestra de Guitarras Souza Lima. SEGUNDA-FEIRA, 13/07 às 14:00.

A abertura da Semana Rock do Souza Lima contará com um concerto da Orquestra de Guitarras Souza Lima!

_DSC9504

A idéia de uma orquestra de guitarras começou a nascer em 1997, quando quatro guitarristas brasileiros se juntaram para formar um grupo chamado Quarteto Quadrivium. Esse grupo se especializou em interpretar obras de compositores de música erudita, e para isso utilizou o tradicional quarteto de cordas como modelo, tanto para a escolha de seu repertório, como para as adaptações feitas em seus instrumentos. Essas pesquisas preliminares com o Quarteto Quadrivium foram decisivas para que fosse possível a estruturação de uma Orquestra de Guitarras.

Após a separação do Quarteto Quadrivium, o guitarrista e professor Ciro Visconti, um dos membros fundadores do quarteto, decidiu ampliar essa experiência fundando em 2002 a Orquestra de Guitarras Souza Lima, formada por seus alunos no Conservatório Souza Lima (São Paulo, BR). A idéia era criar uma nova abordagem para a disciplina de prática de conjunto, na qual os alunos de guitarra tivessem a oportunidade de aprender um repertório completamente diferente daquele comum ao seu instrumento, e, ao mesmo tempo, desenvolver a habilidade de leitura em diversas claves.

Da mesma forma que o Quarteto Quadrivium era baseado no quarteto de cordas, formado por dois violinos, uma viola e um cello, a OGSL utiliza como modelo a orquestra de cordas de câmara, com seus componentes divididos em cinco naipes: Guitarras I (guitarras piccolo), Guitarras II, Guitarras III, Guitarras IV (guitarra barítono) e Guitarras-Baixo.A introdução das guitarras piccolo, barítono e baixo no grupo, somadas as guitarras tradicionais, foi fundamental para que nascesse uma família de instrumentos derivados da guitarra elétrica, correspondendo assim à família do violino que integra a orquestra de cordas.

Além de um projeto didático, a OGSL se tornou um projeto artístico, e dessa forma passou a fazer concertos em cidades de diversas regiões e estados brasileiros, tais como: São Paulo, Porto Alegre, Limeira, São Leopoldo, Novo Hamburgo, entre outras. Nesses concertos, a Orquestra conquistou o respeito e a admiração do público, notabilizando-se por dar uma nova abordagem à um estilo musical tradicional, e ao mesmo tempo, trazer um repertório extremamente rico e totalmente inusitado para a guitarra.

Em Junho de 2012 a OGSL foi convidada para fazer um concerto na Berklee College of Music, em Boston/MA. A apresentação foi realizada na Lawrence and Alma Berk Recital, uma das sala de concerto localizadas no campus da universidade. Nesse concerto a orquestra apresentou um programa constituído exclusivamente por obras de W. A. Mozart.

Em 2013 e 2014 a OGSL participou do projeto chamado “Fábrica Erudita” com concertos em diversas Fábricas de Cultura do Estado de São Paulo. Esse projeto tem como objetivo promover a inclusão social e cultural levando concertos de grupos de música erudita variados à diversas regiões da periferia da cidade de São Paulo.

Formação da OGSL: Regente – Ciro Visconti

Guitarras I (Guitarra Piccolo): Leandro de César, Leandro Ligocki e Fernando Vieira.

Guitarras II: Lívio Segnini, Thiago Damiani e Ronaldo Aguiar

Guitarras III: Bruno Kendi, Laís Manzalli e Marcelo Borges

Guitarras IV (Guitarra Barítono): Alexandre Chamy, Álvaro Cotarelli.

Baixo: Caio Pamplona.

 A I Semana SL Rock vai de 13 à 17 de Julho, são 46 horas de workshop, aulas, palestras, shows e muito rock! Inscreva-se já porque as vagas são limitadas!

http://www.souzalima.com.br/home/inscricao-i-semana-sl-rock/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s