Mesa Redonda Rock e Educação – Convidados: Antônio Mário Cunha, Jorge Falcon, João Marcondes e Ciro Visconti – QUINTA-FEIRA, 16/07, às 10:00.

Mesa Redonda – Rock e Educação

Nesta mesa redonda a discussão envolverá questões sobre a pedagogia do rock a fim de levantar um panorama de como o gênero têm sido instruído no Brasil e verificar se há exemplos estrangeiros que poderiam ser usados como referencia. Os participantes também abordarão o problema do rock não estar incluído no currículo acadêmico dos cursos de graduação brasileiros e analisarão os efeitos que esta ausência tem sobre o gênero. Os convidados são o Prof. e Diretor do Conservatório e Faculdade Souza Lima Antônio Mário da Silva Cunha, o Prof. Me. e Coordenador do curso de Licenciatura em Música da PUC-PR Jorge Falcon, o Prof. Me. e Coordenador do Conservatório Souza Lima João Marcondes e o Prof. Me. e Coordenador do Conservatório Souza Lima Ciro Visconti. A mesa será coordenada pelo Prof. Me. Silvio Moreira.

Antonio Mário da Silva Cunha

Antonio Mário da Silva Cunha é bacharel em piano, órgão eletrônico e acordeom. Possui Licenciatura Plena em Educação Musical e em Educação Artística – Música, todos pela Faculdade de Música Marcelo Tupinambá. É presidente do Souza Lima Ensino de Música há 33 anos, que atualmente possui curso livre, técnico, Faculdade nacional e internacional, através do convênio com a Berklee College of Music (Boston, EUA).

É fundador e presidente vitalício da ALAEMUS (Associação Latino-Americana de Música), que realiza o CLAEM (Congresso Latino-Americano das escolas Música) e fundador do IRSA (International Rhythmic Studies Association), além da direção geral da Faculdade e Conservatório Souza Lima, participa dos principais encontros e congressos de música da Europa, Estados Unidos, Ásia e América Latina, entre eles, o IASJ, BIN e entre outros. Ministra palestras em faculdades, colégios e eventos culturais no Brasil e em congressos internacionais. Possui artigos publicados em diversos mídias, como a revista No Tom, SL Music Magazine, Luxus e outras. Realiza entrevistas para o meio cultural através de programas de blogs, rádios, tvs e jornais de grande circulação, enfim, é um empreendedor da área educacional musical.

O Souza Lima tem a missão de proporcionar serviços na área musical, superando as expectativas dos alunos, alicerçados na competência, tecnologia, humanização e valorização do ensino de música e a visão de continuar a ser reconhecida nacionalmente e internacionalmente como instituição de referência na área de educação musical.

Além disso, tem uma proposta de investimentos há anos na propagação e difusão da educação musical de alta qualidade , através de sua editora com diversos livros lançados em cinco idiomas, graças à parceria com a Advanced Music/Shott Music , possui também a SL Music Magazine, site de notícias musicais, Show Total – Souza Lima na TV, SL Rádio e, ainda realiza diversos shows todas as semanas com entrada franca.

O Souza Lima Ensino de Música está presente no mundo através de diversas parcerias internacionais , entre elas com a Berklee College of Music (EUA), Didier Lockwood (França), MI (EUA), Newpark School (Irlanda) e tem diversos convênios nacionais com escolas das cidades do estado de são Paulo e dos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Rio de Janeiro, Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais e

Atualmente o Souza Lima conta com 6 unidades: Jardins Faculdade, Jardins Conservatório , Moema, Alphaville, 9 de julho e Ribeirão Preto em funcionamento com eventos musicais e cursos específicos para cada unidade e com propostas educacionais de alta qualidade e diferenciadas para cada região.

Texto retirado do site do Conservatório Souza Lima: http://www.souzalima.com.br/coluna-diretor/)

antonio_mario

Jorge Falcon

Compositor, arranjador, pesquisador, musicólogo, produtor musical especializado em teoria musical e análise musical. Mestre pela UFPR, na linha de Teoria e criação musical, na área de análise musical e cognição com o trabalho “Quatro critérios para a análise musical baseada na percepção auditiva”.Formado em Produção Sonora pela UFPR (2007) e Guitarra Clássica (Violão Erudito) pelo Conservatorio Juan Jose Castro (1986) (Bs. As., Argentina). Coordenador do curso de Licenciatura em Música e Professor da PUCPR. Foi professor da Escola de Música de Buenos Aires/Argentina nos cursos de Músico Profissional e Produtor Profissional de Música. No Brasil, desde 1996 participa como instrumentista, arranjador, produtor artístico e musical de diferentes grupos como: Thayana Barbosa, Vadeco e os Astronautas, Trio Ameríndia, Denorex80, gravando com eles CDs e DVDs. Em 2003 foi premiado na categoria “Música Eletrônica” com o Prêmio Saul Trumpet pelo CD do seu trabalho solo “Beat Dada” e indicado na categoria “Melhor Arranjador”, pelo trabalho desenvolvido no “Trio Ameríndia”. Co-compôs com Vadeco e os Astronautas a trilha do longa-metragem de animação Brichos (Curitiba, 2005/6) recebendo o prêmio de melhor trilha no Festival de Cinema de Maringá (2007).

10959795_10203597931685242_4342668572050195785_n

João Marcondes

Compositor, arranjador, produtor e diretor musical. Multi-instrumentista, violonista de origem – um estudioso da música. Concluiu Mestrado em 2009, com honras e méritos de Bolsista Capes – com o projeto intitulado: “Fonograma: Transformações histórico-culturais e tendências tecnológicas no Mercado da Música Popular Brasileira (1902 – 2007)” – orientado pelo afamado Doutor Arnaldo Daraya Contier. Carreira acadêmica, esta, que ainda confere pós-graduações, Licenciatura Plena e Formação em Guitarra Jazz pela Faculdade Souza Lima.

Produziu algo em torno de quarenta discos. E atingiu em 2012, a expressiva marca de trezentos arranjos gravados. Como arranjador violonista e diretor musical, participou em maio de 2012 do “Ensaio da TV Cultura”. Apresentado por Fernando Faro. Programa que contou a história das cantoras ubaenses Célia e Celma. Entre outras participações televisivas, produziu e arregimentou programas como “Mosaicos” e “Prepare o Seu Coração” também da TV Cultura.

Como compositor cancioneiro possui quatro discos lançados “Nosso Samba Vai Além” 2005 com Guilherme Lacerda, “Oferenda” 2008, “Realmente” 2009, e “Por um fio” 2010.E obras de Música Erudita são duetos, solos, quartetos e peças orquestrais.

Estreia em 12 de junho seu primeiro Ballet, no Teatro Municipal de Osasco, adaptação do livro de Lúcia Machado de Almeida, “O Caso da Borboleta Atíria”, pela Companhia “Núcleo de Artes Cênicas Sebastian” – que desenvolve trabalho de arte-educação e integração social.

Fundador e Diretor-Geral do selo BAC Discos – produziu o disco “Ori”, lançado em 2011, do brilhante artista Douglas Germano. Obra esta indicada ao 23º Prêmio da Música Brasileira que ocorre em 13 de junho no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Leciona no Conservatório Souza Lima desde 2003, nas classes de Violão Erudito e Popular, Cavaquinho e Guitarra Brasileira. Atualmente exerce a função de Coordenador Pedagógico das unidades Moema e Alphaville.

JM

Ciro Visconti

É guitarrista e compositor nascido na cidade de São Paulo. É bacharel em instrumento, formado na Faculdade de Música Carlos Gomes e mestre pela ECA/USP na área de processos de criação musical. É professor do Conservatório Souza Lima e coordenador das unidades Jardins (curso técnico e curso livre) e SLROCK onde também leciona Guitarra, Harmonia, Contraponto, Teoria Musical e Prática de Banda. No Conservatório formou e é regente da Orquestra de Guitarras Souza Lima, integrada por 12 de seus alunos de guitarra.Leciona no curso de Pós-Graduação da Faculdade Souza Lima as disciplinas Contraponto e Música Popular e Teoria Pós-Tonal.

É guitarrista da banda Diafanes, com a qual lançou três álbuns e participou de cinco turnês americanas. Colabora regularmente com a Revista Guitar Player Brasil, e em 2011 lançou seu primeiro livro, Guitar Player Brasil Série Estudo Vol. I, pela Editora Melody. Em 2015, lançou pela Paco Editorial seu segundo livro, Simetrias nos Estudos para Violão de Villa-Lobos, baseado em sua dissertação de mestrado.

197104_1984950502286_8329885_n

A I Semana SL Rock vai de 13 à 17 de Julho, são 46 horas de workshop, aulas, palestras, shows e muito rock! Inscreva-se no link abaixo já, porque as vagas são limitadas!

http://www.souzalima.com.br/home/inscricao-i-semana-sl-rock/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s