Escalas Exóticas
As escalas exóticas foram introduzidas na música ocidental pelos compositores do movimento modernista na virada do século XIX para o XX e desde então desempenharam um importante papel tanto na música erudita como na popular. Apesar de ser um assunto fundamental para o desenvolvimento da improvisação e da composição musical, o estudo das escalas exóticas é pouco desenvolvido ou desenvolvido de maneira ineficiente e imprecisa. Neste workshop, Ciro Visconti abordará diversas escalas exóticas e as analisará com ferramentas mais recentes da teoria musical, como a teoria dos conjuntos e a das transformações. O guitarrista estará acompanhado de uma banda formada pela baterista Priscila Hilário, pelo baixista Caio Pamplona e pelo tecladista Rafael Oliveira que irão ilustrar diversos exemplos passados no workshop.
Ciro Visconti
Bacharel em guitarra pela Faculdade Carlos Gomes (2004); – Mestre em música área de Processos de Criação Musical pela ECA/USP (2014). É coordenador pedagógico do curso técnico e livre e professor do Conservatório Souza Lima (unidades Jardins e SLROCK)onde, além de Guitarra, leciona as disciplinas de Teoria Musical, Harmonia, Contraponto e Prática de Bandas. Leciona no curso de Pós-Graduação da Faculdade Souza Lima as disciplinas Contraponto e Música Popular e Teoria Pós-Tonal.
É guitarrista da banda Diafanes que, em 13 anos de carreira, já lançou 3 álbuns – See Though, Obviously Clear e Ave – e fez 5 turnês pelos EUA tocando em diversos estados e em grandes festivais como o SXSW e Cherry Blossom Festival.
É regente e idealizador da Orquestra de Guitarras Souza Lima (OGSL), a primeira orquestra do gênero com repertório em música erudita. Formada por alunos do Conservatório Souza Lima, a OGSL tem 13 anos de existência e se apresentou concertos em várias cidades e estados brasileiros, em diversos programas de televisão, além de ter sido convidada para tocar, em Julho de 2012, para tocar na Berklee College of Music, em Boston/MA, onde apresentou no Lawrence and Alma Berk Recital um concerto com repertório exclusivamente formado por obras de Mozart.
Participa do Duo Elétrico, formado com a cantora Lu Andrade (ex-Rouge) com um repertório de clássicos de Rock. O Duo se apresenta regularmente em diversas cidades brasileiras.
É guitarrista da Purpendicular, uma banda tributo ao Deep Purple que com 16 anos de carreira tocou em centenas de shows pelo Estado de São Paulo.
http://www.souzalima.com.br/home/inscricao-i-semana-sl-rock/