Masterclass de Bateria
DINÂMICA Consciente (e outras conciências) – Prof. Fernando Baggio
Porquê não só o domínio da técnica, mas sim a consciência dela é determinante para um bom desempenho, performance e atitude dentro de um trabalho em qualquer gênero musical.
Além da dinâmica, quais outros pontos fundamentais para ser um bom profissional? O comportamento por trás de um bom músico.
Veja a programação geral da II Semana SLROCK neste link:
https://semanaslrock.wordpress.com/2016/06/24/ii-semana-slrock-programacao/
Prof. Fernando Baggio
Fernando Baggio é natural de Aguaí, reside em São Paulo há 20 anos. Músico profissional há 20 anos, tem atuado em diversas áreas dentro da música. Em São Paulo já tocou com muitos músicos como Vitor Alcântara, Djalma Lima, Fernando Nunes, Michel Leme, Kiko Loureiro, Arismar do Espírito Santo, Jeff Gardner, Ximba Uchyama, Tiago do Espírito Santo, Wilson Teixeira, Walmir Gil, Rubinho Antunes, Michel Freidenson, Giba Pinto, Josué dos Santos, Paulinho Malheiros, e outros.
No teatro trabalhou no musical “Cole Porter ele nunca disse que me amava” (de Claudio Botelho) no teatro Antônio Fagundes (atual Teatro Brigadeiro). Em 2004 gravou a trilha de “Fausta Zero” composta por Daniel Maia, com direção de Gabriel Vilela, e concorreu ao Prêmio Shell de melhor trilha original. Compôs toda a parte rítmica do musical “A Quase História de Ninguém”. Tocou na premiada peça “Rádio Nacional” no teatro Frei Caneca, com direção de Fabio Pillar, supervisão de Bibi Ferreira e direção musical de Helvius Vilela. Tocou na peça “Ponto de Bala”, de Daniel Salve, que ficou em cartaz no Espaço Parlapatões por 7 meses.
No Carnaval iniciou ainda criança em sua cidade natal, Aguaí, na escola de samba mirim Fina Flor do Samba, depois começou a desfilar na Juventude Independente da Vila Nova. Anos depois foi convidado a ser mestre nessa mesma escola, iniciando um trabalho inovador para os padrões das baterias daquela época em Aguaí. Foi jurado oficial do Carnaval de São Paulo pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo durante 9 anos, julgando os grupos de Acesso e Especial. Depois foi por 4 anos coordenador de jurados do quesito Bateira pela Liga. Atualmente presta consultoria para diversas escolas de samba do país. Também atua com jurado em diversos concursos de baterias universitárias.
Acompanhou diversos cantores e artistas como Misty, J.J. Jackson (EUA), Patrizia Laquidara (Itália), Daniel Mã, Daniel Maia, Débora Reis, Paula Bressan, Magali Samba, Luciana Andrade (Rouge), Andréa Marquee (Fama), Bibba Chuqui, Graça Cunha (Altas Horas) e outros.
Como sideman atualmente acompanha os cantores Daniel Salve, Danielle Cavallon, João Pinheiro, Ca Cau, o guitarrista Norberto Vinhas e o baixista Zuzo Moussawer, com quem tem cd e dvd gravados. É integrante da banda Moxine. Acompanha e grava ainda para muitos outros artistas como freelancer.
Faz parte do trio de musica instrumental “RdT” com Walter Nery e Guto Brambilla, que tem 10 anos de existência e três cds lançados, “Rapazes do Trio (2008), “Antídoto” (2010) e “Elo” (2012). O RdT vem sendo muito bem criticado pela mídia especializada em todo mundo, já tendo recebido críticas ótimas dos principais jornais e revistas do Brasil e muitos sites especializados do mundo.
É professor de bateria, teoria, técnica e leitura pelo conceituado Conservatório Souza Lima desde 2002 anos. Ministra workshops, master classes sobre bateria.
Realiza palestras sobre música, ética, feedback, arte, comportamento e carnaval, não só para músicos, mas para grandes empresas do país e multinacionais em palestras para eventos corporativos.
Tem artigos publicados em diversos sites, como O Baterista, Revista Souza Lima, Entresons.
É endorser dos pratos Bosphorus e baterias Canopus.