III Semana SLROCK – Curso de Extensão de ROCK

A Semana SLROCK chega a sua terceira versão com uma proposta de conteúdo mais acadêmico em relações aos anos anteriores. Esta visão acadêmica foi inspirada nas idéias de pesquisadores como Walter Everett (University of Michigan), John Covach (University of Rochester), Mark Spicer (City University of New York), David Temperley (University of Rochester), Nicole Biamonte (McGill University), Jay Summach (Duke University), Drew Nobile (University of Oregon), Cristopher Doll (Columbia University), entre outros doutores em música que na última década e meia se dedicaram a criar uma nova musicologia do Gênero Rock, produzindo uma extensa lista de publicações (artigos acadêmicos, dissertações de mestrado, teses de doutorado, livros, etc) e organizando grupos de pesquisa, congressos, simpósios, reuniões, etc.

Estes estudos partem da premissa de que o Gênero Rock não pode ser determinado apenas por uma instrumentação específica (guitarras distorcidas, vocais roucos, baterias e baixos com alto volume, etc.) e por uma atitude jovial, muitas vezes agressiva e rebelde. Sem necessariamente excluir estas duas características, tais estudos alegam que existem características harmônicas, melódicas, rítmicas e formais que definem o Rock e que não são encontradas em nenhum outro gênero de música.

Baseado nestas publicações o GRANROCK (Grupo de Análise de Rock, formado por professores e alunos da Faculdade e Conservatório Souza Lima e de outros cursos de música) reformulou o Curso de Extensão de Rock, criando uma divisão deste conteúdo em quatro disciplinas que serão ministradas pela primeira vez no Brasil; uma exclusividade da III Semana SLROCK!

Estas disciplinas são:

Harmonia do Rock: a nova pesquisa no Gênero Rock desenvolveu uma vertente alternativa dentro da Harmonia Funcional. Desde Hugo Riemann (1849-1919), a Harmonia Funcional determina as funções como uma identidade de cada acorde, ou seja, as notas sua estrutura determinam sua função. A abordagem sintática desenvolvida por pesquisadores do Rock como Drew Nobile e Cristopher Doll, determina a função de um acorde pela posição que ele se encontra em uma seção, tema, frase ou qualquer outra unidade formal. Esta nova abordagem das funções harmônicas será apresentada ao longo de todo este curso e será ilustrada por diversos exemplos e análises de músicas consagradas do Gênero. Ministrada pelo Prof. Me. Ciro Visconti, carga horária de 4h.

Instrumentação no Rock: baseado no livro The Foundations of Rock: From ‘Blue Suede Shoes’ to ‘Suite: Judy Blue Eyes’ (Walter Everett, 2008), este curso abordará conceitos de Instrumentação dos principais componentes de uma banda de rock: 1) bateria e demais percussões; 2) guitarra e baixo; 3) piano, órgão e synths; 4) vocal (incluindo técnicas de lead vocal e tipos de arranjo para backing vocals). As aulas serão ministradas por professores especialistas destes componentes no intuito de, além fornecer ferramentas para o aperfeiçoamento técnico dos alunos de cada instrumento, também de criar conceitos de instrumentação em que todos os membros de uma banda entendam a função e tenham habilidade de compor e escrever arranjos para os demais músicos. Ministrada pelo Prof. Dr. Sérgio Gaia, Prof. Mateus Schanoski, Profa. Juliana Altoé e Prof. Jean Forrer.

História do Rock: o curso se concentrará em trinta anos de história do Rock, desde o seu surgimento até a entrada dos anos oitenta. Primeiramente, serão levantadas as condições para o surgimento do rock enquanto gênero, cujas matrizes inter-raciais não eram aceitas pela sociedade norte-americana. Em seguida, a invasão inglesa representa a segunda fase, em que o Rock integra as forças que sustentam diversos posicionamentos políticos e sociais contra a desigualdade, a violência e preconceitos de todo tipo. Em sua terceira fase, por fim, o Rock vê seu conteúdo crítico e contestador re-significado pela lógica do mercado ao mesmo tempo em que sua forma se reformula, com o fim de atender prioritariamente ao entretenimento de forma passiva, em detrimento de seu conteúdo produtivo de resistência. Ministrada pelo Prof. Me. Silvio Moreira, carga horária de 4h.

Morfologia no Rock: a Morfologia Musical, disciplina que estudas as formas das composições musicais, teve seu interesse renovado a partir do final da década de 1990 com trabalhos publicados por diversos autores, entre eles, William Caplin que desenvolveu a teoria da Funções Formais [Theory of Formal Functions], teoria esta que vem sendo aplicada com sucesso ao repertório do Gênero Rock. Com este enfoque, o curso mostrará o desenvolvimento das formas no Gênero Rock desde seu início (nos anos 1950) com o Blues de 12 Compassos [Twelve-Bar Blues] até as canções through-composed, passando pela forma ternária AABA (Tin Pan Alley) e pelas variações da forma verse-chorus. Ministrada pelo Prof. Me. Ciro Visconti, carga horária de 4h.

Mas o Curso de Extensão de ROCK da III Semana SLROCK será apenas teórico?

A resposta para esta pergunta é negativa. As questões práticas continuam sendo prioridades no curso e, desta maneira, os alunos irão fazer aulas e receber orientações para melhorar sua performance musical tanto individualmente, nos Masterclasses ministrados por professores especialistas de Canto, Guitarra, Teclado, Baixo e Bateria, como coletivamente, nas aulas de Prática de Banda.

Masterclasses: os alunos do Curso de Extensão de ROCK serão divididos conforme  especialidade (Vocal, Guitarra, Teclado, Baixo e Bateria) para assistirem Masterclasses diários com professores com vasta experiência e conhecimento no Gênero Rock. Cada Masterclass terá a duração de uma hora e irá desenvolver um assunto específico e essencial de cada uma das especialidades. As técnicas que serão discutidas e ensinadas pelos nossos professores nestes Masterclasses serão determinante para o desenvolvimento dos alunos, tanto a curto, como a médio e longo prazo. Ministrado por (?1), carga horária de 4h.

Pratica de Bandas: ao final de cada dia do Curso de Extensão de ROCK, os alunos se dividirão em nossos quatro estúdios de ensaio para formar bandas. Em cada estúdio, haverá um professor responsável pela condução do ensaio e no último dia do Curso (15/07) todas as bandas se apresentarão em um show especial. O repertório será decidido previamente por cada um dos professores que irá disponibilizar gravações e transcrições das músicas aos alunos. Este repertório também irá ser usado para análise na aula de Morfologia no Rock. Ministrado por (?!), carga horária de 4h.

Mesas Redondas: além de todo o conteúdo prático e teórico oferecido, o Curso de Extensão de ROCK já criou em seus anos anteriores a tradição de promover diálogos e debates sobre assuntos pertinentes ao mundo roqueiro que estão além da técnica, da teoria e do conhecimento exclusivamente musical. Tais assuntos abordam questões de gerenciamento de carreira, questões sociais, questões históricas, entre outras, sempre com a participação de convidados especiais sentados à mesa junto a um de nossos professores que conduzirá o debate e mediará o diálogo entre os convidados e os alunos. As mesas deste ano serão:

  1. Diversidade/Identidade de gêneros no ROCK;
  2. Panorama atual da pesquisa no ROCK;
  3. Gerenciamento de carreiras independentes;
  4. Mudanças estéticas causadas pela evolução das técnicas de gravação.

Fiquem ligados no blog porque nos próximos dias publicaremos a programação da Semana SLROCK e muitas outras novidades sobre seu conteúdo!

FLYER-SEMANA (1)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s