Disciplina – Morfologia do ROCK
Local: Auditório da Faculdade e Conservatório Souza Lima
Carga horária: 4 horas (1 hora por dia)
Faça a inscrição para a Semana SLROCK no link:
https://souzalima.com.br/Eventos/iii-semana-sl-rock/
O teórico americano William Caplin afirma na introdução de seu livro Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Music of Haydn, Mozart, and Beethoven (Oxford University Press, 1998) que pretende ressuscitar a morfologia [Formenlehre], subdisciplina da teoria musical que foi abandonada durante o século XX por diversas razões. Certamente, Caplin atingiu seu objetivo ao criar neste livro a teoria das funções formais que rapidamente passou a servir como base para diversos outros autores, inclusive para os pesquisadores das formas musicais do Gênero ROCK.
A disciplina Morfologia do ROCK, irá abordar este conceito de funções formais aplicado ao ROCK inicialmente em trabalhos de pesquisadores como John Covach, Mark Spicer, Drew Nobile, entre outros. O curso irá abordar desde a forma singular do Blues de 12 compassos até as canções through-composed, passando pela forma ternária AABA (Tin Pan Alley) e pelas variações da forma verse-chorus. Além disso, serão apresentados os principais tipo de temas utilizados em ROCK, como o esquema srdc (sentença clássica) e o período.
Todos os conceitos do curso serão exemplificados por análise das canções que também serão utilizadas nas aulas de Prática de Banda durante o curso.
Ciro Visconti
É bacharel em guitarra formado pela Faculdade Carlos Gomes, mestre em Processos de Criação Musical pela ECA/USP e doutorando na área de Teoria e Análise Musical, também na ECA/USP. Atualmente é Bolsista Fulbright e irá fazer o programa de Doutorado Sanduíche entre Agosto de 2018 e Maio de 2019 na CUNY (Nova York) sob a orientação do Prof. Dr. Joseph Straus.
É guitarrista da banda Diafanes que, em 15 anos de carreira, já lançou 3 álbuns – See Though, Obviously Clear e Ave – e fez 5 turnês pelos EUA tocando em diversos estados e em grandes festivais como o SXSW e Cherry Blossom Festival.
Participa do Duo Elétrico, formado com a cantora Lu Andrade (ex-Rouge) com um repertório de releituras de clássicos de Rock. O Duo se apresenta regularmente em diversas cidades brasileiras.
Participa do projeto Magical Box, ao lado da Cantora Carla Viana, do baixista Andria Busic e do baterista Ivan Busic.
Também é guitarrista das bandas Purpendicular, Bendito FrutoeRock4ALL.
É coordenador pedagógico e professor do Conservatório Souza Lima (curso livre e técnico) onde além de Guitarra, leciona as disciplinas de Teoria Musical, Harmonia, Contraponto e Prática de Bandas. Na mesma instituição leciona no curso de Pós- Graduação da Faculdade Souza Lima as disciplinas Contraponto aplicado à Música Popular e Teoria Pós-Tonal.
É colaborador da Revista Guitar Player pela qual já publicou dezenas de matérias e transcrições.
É autor de dois livros, Guitar Player Brasil – Série Estudo (2011, atualmente na terceira edição) pela Melody Editora e Simetria nos Estudos Para Violão de Villa-Lobos (2016) pela Paco Edições.