Disciplina – Morfologia do ROCK – Ciro Visconti

Disciplina – Morfologia do ROCK

Local: Auditório da Faculdade e Conservatório Souza Lima

Carga horária: 4 horas (1 hora por dia)

Faça a inscrição para a Semana SLROCK no link:
https://souzalima.com.br/Eventos/iii-semana-sl-rock/

O teórico americano William Caplin afirma na introdução de seu livro Classical Form: A Theory of Formal Functions for the Music of Haydn, Mozart, and Beethoven (Oxford University Press, 1998) que pretende ressuscitar a morfologia [Formenlehre], subdisciplina da teoria musical que foi abandonada durante o século XX por diversas razões. Certamente, Caplin atingiu seu objetivo ao criar neste livro a teoria das funções formais que rapidamente passou a servir como base para diversos outros autores, inclusive para os pesquisadores das formas musicais do Gênero ROCK.

A disciplina Morfologia do ROCK, irá abordar este conceito de funções formais aplicado ao ROCK inicialmente em trabalhos de pesquisadores como John Covach, Mark Spicer, Drew Nobile, entre outros. O curso irá abordar desde a forma singular do Blues de 12 compassos  até as canções through-composed, passando pela forma ternária AABA (Tin Pan Alley) e pelas variações da forma verse-chorus. Além disso, serão apresentados os principais tipo de temas utilizados em ROCK, como o esquema srdc (sentença clássica) e o período.

Todos os conceitos do curso serão exemplificados por análise das canções que também serão utilizadas nas aulas de Prática de Banda durante o curso.

Ciro Visconti
430003_3491327400767_52867211_n

É bacharel em guitarra formado pela Faculdade Carlos Gomes, mestre em Processos de Criação Musical pela ECA/USP e doutorando na área de Teoria e Análise Musical, também na ECA/USP. Atualmente é Bolsista Fulbright e irá fazer o programa de Doutorado Sanduíche entre Agosto de 2018 e Maio de 2019 na CUNY (Nova York) sob a orientação do Prof. Dr. Joseph Straus.

É guitarrista da banda Diafanes que, em 15 anos de carreira, já lançou 3 álbuns – See Though, Obviously Clear e Ave – e fez 5 turnês pelos EUA tocando em diversos estados e em grandes festivais como o SXSW e Cherry Blossom Festival.

Participa do Duo Elétrico, formado com a cantora Lu Andrade (ex-Rouge) com um repertório de releituras de clássicos de Rock. O Duo se apresenta regularmente em diversas cidades brasileiras.

Participa do projeto Magical Box, ao lado da Cantora Carla Viana, do baixista Andria Busic e do baterista Ivan Busic.

Também é guitarrista das bandas Purpendicular, Bendito FrutoeRock4ALL.

É coordenador pedagógico e professor do Conservatório Souza Lima (curso livre e técnico) onde além de Guitarra, leciona as disciplinas de Teoria Musical, Harmonia, Contraponto e Prática de Bandas. Na mesma instituição leciona no curso de Pós- Graduação da Faculdade Souza Lima as disciplinas Contraponto aplicado à Música Popular e Teoria Pós-Tonal.

É colaborador da Revista Guitar Player pela qual já publicou dezenas de matérias e transcrições.

É autor de dois livros, Guitar Player Brasil – Série Estudo (2011, atualmente na terceira edição) pela Melody Editora e Simetria nos Estudos Para Violão de Villa-Lobos (2016) pela Paco Edições.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s