Masterclass de Bateria – RAFAEL TORTOLA – Quarta-Feira, 12/07 às 17:00

MASTERCLASS DE Bateria – Uma Introdução ao Gospel Chop Aplicado no Rock

Local: Auditório da Faculdade e Conservatório Souza Lima

Data: Quarta-Feira, 12/07 às 17:00

Este masterclass é parte do Curso de Extensão do Rock. O valor para alunos avulsos é de 50 reais.

Faça a inscrição para a Semana SLROCK no link:
https://souzalima.com.br/Eventos/iii-semana-sl-rock/

O Gospel Chop é um tipo específico de virada desenvolvido, como o próprio nome sugere, dentro do contexto das igrejas pentecostais e neopentecostais norte-americanas. Suas principais características são o fraseado do tipo linear, ou seja, na maioria das vezes não existem notas tocadas em simultaneidade e certa sensação de perda do pulso musical.

Alguns bateristas vêm se destacando no uso desse tipo de virada, dentre eles: Aaron Spears, Chris Coleman, Tony Royster Jr., entre outros. No entanto, esses bateristas pertencem a um universo musical pouco ligado ao rock, o que, em certa medida, abre espaço para que os músicos desse estilo busquem adaptar o Gospel Chop à linguagem desse gênero.

O masterclass “Uma Introdução ao Gospel Chop Aplicado no Rock” tem por objetivo principal fomentar esse tipo de adaptação e ensinar ao baterista de rock, ainda que de maneira inicial, os elementos principais desse tipo de efeito, permitindo com que ele consiga, a partir de um método já estruturado, criar seu próprio conjunto de viradas Gospel Chop.

Rafael Tortola

Foto Rafa.Tortola.jpg

Graduado em licenciatura em música pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (IA/UNESP). É professor do Conservatório Musical Souza Lima onde é responsável pelos cursos de Rítmica, Prática de Bandas Rock e instrumento bateria. Faz parte do corpo docente do curso técnico em música, neste mesmo conservatório, desde 2016.

Foi integrante da banda de rock alternativo Diafanes. Como baterista deste grupo participou da gravação de dois álbuns See-throught (2004) e Obviously Clear (2007). Também esteve presente nas três primeiras turnês norte americanas nos anos de 2007, 2008 e 2010, totalizando cerca de 55 shows.

Participou do grupo No!Voxx, que conquistou certo reconhecimento na noite paulistana. Com essa banda tocou ao lado de grandes nomes da música brasileira como: Roger (Ultraje a Rigor), Paula Lima, Vanessa Oliveira (programa ídolos/SBT), Rully Anne (The Voice – Globo), entre outros.

Atualmente participa do grupo de funk “Groovers”, que tem seu trabalho voltado à músicas autorais.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s