Masterclass de Vocal – Fernanda Pagani – Quinta-Feira, 13/07 às 17:00

MASTERCLASS de Vocal – BELTING, BELTING CONTEMPORÂNEO E VOZ MISTA

Local: Auditório da Faculdade e Conservatório Souza Lima

Data: Quinta-Feira, 13/07 às 17:00

Este masterclass é parte do Curso de Extensão do Rock. O valor para alunos avulsos é de 50 reais.

Faça a inscrição para a Semana SLROCK no link:
https://souzalima.com.br/Eventos/iii-semana-sl-rock/

BELTING – Surgimento

A técnica de cantar belting surge nos teatros musicais americanos e ingleses, especialmente, em virtude da falta de equipamentos (microfones) que pudessem amplificar a voz cantada/falada. Até então, somente cantores líricos possuíam essa capacidade, mas a estética do canto (erudito) nem sempre era a desejada.

No Brasil, foi introduzida no início dos anos 90, com o aumento de títulos musicais da Broadway que foram vertidos para o português.

BELTING – O que é

Dada a maneira que se articula o idioma inglês, com maior predominância da musculatura naso-faríngea e ressonância frontal, criou-se um método de cantar com ênfase nesta região. Por esse motivo o som é, por muitas vezes, nasal, embora a ressonância não ocorra no nariz, mas atrás deste e na maçã do rosto. Como o objetivo era produzir um som forte e projetado, havia predominância de TA (músculo tireoaritenóideo), responsável pelo grave (voz de peito), e as vozes eram trabalhadas para aumentar sua extensão quase sem utilização do CT (músculo cricotireóideo).

BELTING CONTEMPORÂNEO – O que é

Também chamado de Crossover Singing, o belting contemporâneo se diferencia do pure belting porque permite maior utilização do CT (voz de cabeça). Há menor elevação da laringe e maior participação do palato e articulação. A ressonância permanece frontal e projetada.

VOZ MISTA – O que é

A voz mista é semelhante ao belting contemporâneo. Na verdade, a diferença ocorre na projeção, que não é frontal, tampouco produz um timbre agressivo e/ou metálico.

A voz mista é produzida ao se equilibrar o uso dos músculos CT e TA. Esse equilíbrio não necessariamente significa que ambos estejam sendo utilizados na mesma proporção, mas que são ‘’misturados’’ a fim de se obter o som desejado, seja ele mais pesado/leve, grave/agudo.

BELTING – faz mal?

Por alegarem uma maior elevação da laringe e predominância de TA, o belting é considerado perigoso por muitos, entretanto, todos os estilos e técnicas envolvem mudança na posição laríngea.  Qualquer técnica de canto quando mal trabalhada pode prejudicar o cantor. O segredo aqui está na percepção de como usar os ajustes vocais, no caso equilíbrio entre CT e TA, bem como apoio e ressonância.

 

Fernanda Pagani

19814100_1386407844770732_1067698439_o

Fernanda Pagani é cantora e professora de canto, formada em Música – Técnico em Canto Popular, no Conservatório e Faculdade Souza Lima no ano de 2016. Trabalhou como cantora para os cerimoniais Musiccata, Invicthus e Minuetto Coral e Orquestra entre 2014 e 2016, e também com as bandas de baile Footloose, Acqua Marina e Anagrama entre 2013 e 2016. Foi professora da rede internacional School Of Rock, unidade São Caetano do Sul, durante 1 ano. Atualmente, é cantora da banda Garagem Rock Band e professora na Arena Music (Santo André/SP), onde está desde 2014. A carreira artística teve início através da dança e do teatro, onde, aos 15 anos, começou a cantar. Estudou canto no Studio Gava (Wilson Gava é diretor musical e artístico – Seu currículo inclui trabalhos com os diretores Wolf Maya e Dennis Carvalho, bem como com os músicos, Sandy & Junior, Roupa Nova, Paula Lima, entre outros). No teatro, interpretou 3 peças entre 2004 e 2006; e participou de um curta-metragem para a Faculdade USCS em 2008. Formada em ballet clássico, dançarina de jazz e dança contemporânea, participou de festivais de dança em diversas cidades, onde obteve, junto ao grupo de dança, premiação em 4, além de possuir certificação como dançarina junto ao Sindicato de Dança e Ministério do Trabalho. Ao reunir as três artes, participou de remontagens dos musicais Cats (2007); protagonizou o musical Grease ao interpretar Sandy (2008 e 2009); e em 2010, foi a Bela de A Bela e a Fera. http://www.youtube.com/user/fvpnanda
https://www.instagram.com/fvpagani/
https://www.facebook.com/fernanda.pagani.3
fernandapagani@rocketmail.com

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s