Masterclass – Nina Pará

Masterclass de Bateria

O Vasto Universo das Semicolcheias – Profa. Nina Pará

A masterclass irá abordar as diversas combinações que as semicolcheias proporcionam ritmicamente dentro de um tempo. Será demonstrado como elas podem ser utilizadas dentro do groove, do fraseado, das conduções, acentuações, etc. A profa. irá mostrar algumas músicas do seu disco HeartBeat para exemplificar algumas aplicações.

Veja a programação geral da II Semana SLROCK neste link:

https://semanaslrock.wordpress.com/2016/06/24/ii-semana-slrock-programacao/

Profa. Nina Pará

nina para

Brasileira, natural de São Paulo, capital, Nina iniciou seu contato com a música aos 15 anos, quando começou a tocar guitarra. Chegou a fazer aulas com Márcio Okayama. Aos 18 anos, após assistir um show do Mike Stern Trio, com Dennis Chambers na bateria, Nina se apaixonou pela bateria e decidiu trocar de instrumento. Desde então, estudou com Jorge Aniello, Ronald Turnbull e mais tarde com Douglas Las Casas, Aquiles Priester, Christiano Rocha, Stephane Chamberland e Dom Famularo.

Suas influências sempre rondaram o rock, em especial o heavy metal e o rock progressivo, mas é claro que a música brasileira também faz parte de sua vida. A baterista iniciou sua carreira tocando em bandas cover de rock nacional, hard rock e heavy metal nos bares da cidade de São Paulo. Logo foi chamada também para tocar como freelancer. Seu primeiro trabalho foi na banda Barra da Saia, no ano de 2002. Nina tocou em casas de shows e rodeios de várias cidades de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rondônia, Paraná, etc.

Tocou em algumas bandas de rock e metal, com destaque para o Illustria, Kavla, Lacmee Punkake. Gravou o segundo cd do Kavla, Surreal, lançado pela Encore Records em setembro de 2008. Com o Illustria lançou um EP, Demons of War (2009). Com a banda Lacme a baterista gravou e lançou 3 trabalhos, o Reverse e Reverse Naked (2008), e, em 2009, o EP de Mantras e Repetições de Rock. O clipe da música Hello Hello foi veiculado no programa Zero Km, do canal Multishow de TV.

Nina também foi baterista freelancer do cantor e compositor Landau, de julho de 2009 a junho de 2011. Nesse trabalho Nina tocou em muitas cidades do interior de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Em dezembro de 2014 a baterista lançou seu primeiro álbum solo, chamado HeartBeat. Alguns músicos renomados participaram do disco, como Lucas Bittencourt, Tatiana Pará, Fernanda Horvath, Geraldo Vieira, Bozzo Barretti, Sintia Piccin e Richard Fermino. Em 31 de julho de 2015, o trio formado por Nina, Lucas Bittencourt (guitarra) e Fabio Sena realizou o show de lançamento do HeartBeat no auditório do Souza Lima, em São Paulo.

A baterista toca atualmente com as seguintes bandas, além de seu trio instrumental:

RONALDO E OS IMPEDIDOS, que faz rock nacional autoral e conta com o ex-goleiro do Corinthians, o cantor Ronaldo Giovanelli. O grupo começou uma turnê em 2015 e pretende lançar seu próximo EP em breve.

LEBRAINZ é um trio instrumental formado por Nina, Lucas Bittencourt e Fábio Sena. A banda toca as músicas do disco HeartBeat, da baterista, e também as composições do EP do guitarrista Lucas. Estão preparando seu primeiro disco para o ano de 2016.

Banda SUCK MY MAGIK, um cover conceituado de Red Hot Chilli Peppers.

Nina também realiza workshops. Em 2005 e 2007 na loja Seventy Music, em 2011 no Encontro de Bateras, no Hangar 110, em 2012 no Pearl Day e na loja Playtech, em 2013 no estúdio Black Dogs. Em Curitiba realizou clínicas em 2007, em 2010, abrindo o evento Girls on Drums 1, em 2011 na loja ZerodB e novamente em 2012 fechando o evento Girls on Drums 3. Em 2012 também levou seu workshop para a cidade de Barra Bonita, SP. Em 2013 esteve em Londrina, PR, Rio de janeiro, RJ e fechou o ano com uma masterclass em seu estúdio. Em 2014 participou da “Semana Pearl&quot”, realizando seu workshop em Taubaté, na loja Kaito e em novembro participou do Girls on Drums Florianópolis e em 2015 na escola de música Mousikê Central Art em São Bernardo do Campo.

Nina dá aulas particulares de bateria há mais de 10 anos e é colunista da Revista Modern Drummer Brasil desde janeiro de 2013.

A baterista é patrocinada pela Pearl, Vic Firth, Sabian, Dudu Portes Luen, e pela loja virtual Batera Clube. Tem parceria com o fabricante de bags AleBags.

Website: http://www.ninapara.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/ninaparadrums

Youtube: https://www.youtube.com/user/freakbatera

Instagram: https://instagram.com/ninabatera/

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s